segunda-feira, 1 de abril de 2019

Cruzadinha: Mundo na Guerra Fria


No dia 29 de março de 2019, foi aplicado a cruzadinha no 2° ano no ensino médio, como forma de exercício para o aluno contextualizar o conteúdo trabalhado em sala de aula e se preparar para as próximas avaliações da unidade.


Mundo na Guerra Fria





1. (ENEM) Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética, não foram um período homogêneo único na história do mundo. (…) dividem-se em duas metades, tendo como divisor de águas o início da década de 70. Apesar disso, a história deste período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que o dominou até a queda da URSS. (HOBSBAWM, Eric J. Era dos Extremos. São Paulo: Cia das Letras,1996).
O período citado no texto e conhecido por “Guerra Fria” pode ser definido como aquele momento histórico em que houve constante confronto das duas superpotências que emergiram da ...  
2. Aliança militar, fruto direto da Guerra Fria, que buscou atribuir maior coesão ao bloco socialista europeu, estruturando-se como entidade com fins militares.
3. (PUCPR) [...] considerado por muitos como o confronto mais assustador entre as superpotências (EUA e URSS), resultou num recuo da manobra do governante russo Nikita Kruschev ao atender às exigências do presidente norte-americano John Kennedy.  Sendo um momento de grande tensão entre as duas potências ocorrido em 1962.
4. (PSV-2018/UFGD) - O sociólogo francês Raymond Aron assim se referiu a um determinado período histórico do século passado: "Guerra improvável, paz impossível". Tal frase evidencia o contexto marcado pela...
5. “Na contenção do Plano Marshall, os estrategistas americanos não tinham preferência por parcerias com governos conservadores. Na verdade, os mais argutos visualizavam nos social-democratas os melhores parceiros. Eles eram ideologicamente receptivos aos conceitos de planejamento e cooperação. Mais importante ainda, representavam a esquerda democrática e dividiam com os comunistas a influência sobre os sindicatos. Nos anos 1950, além de Attlee e Bevin, líderes social-democratas como o belga Paul-Henri Spaak, o francês Guy Mollet, o holandês Willem Drees e o norueguês Einar Gerhardsen cimentaram a ponte transatlântica entre a Europa e os Estados Unidos.” (BARBOSA, Elaine Senise; MAGNOLI, Demétrio. “O leviatã desafiado”. In: Liberdade versus igualdade (vol. 2). Rio de Janeiro: Record, 2013. p. p.100-101.).
A contenção a que se refere os autores do trecho acima diz respeito à...
6. (UMTM) Harry Truman, presidente dos Estados Unidos, afirmou em 1947:
“Um dos modos de vida se baseia na vontade da maioria e distingue-se pelas instituições livres, pelo governo representativo (...). O segundo modo de vida baseia-se na vontade de uma minoria, imposta pela força à maioria. (...). Acredito que a política dos Estados Unidos deve ser a de apoiar os povos livres que estão resistindo à subjugação tentada por minorias armadas ou por pressões vindas de fora.” (Harold Syrett, Documentos históricos dos Estados Unidos)
O “segundo modo de vida” a que o presidente norte-americano se refere é o...
7. A maior parte dos países envolvidos com a Segunda Guerra Mundial sofreu severas consequências econômicas, sociais e estruturais. Em função dessa fragilidade, os Estados Unidos acionaram um programa em que grandes empréstimos fossem concedidos a esses países para as suas reconstruções. Que projeto foi esse?
8. Criada em 1945, com o objetivo a promover a paz e a segurança entre as nações e ajudar na resolução de problemas econômicos, sociais, culturais e humanitários.
9. Expressão dada ao jogo ideológico caracterizado pelo investimento de armas.
10. Principal símbolo da Guerra Fria.
11. Fase que ficou conhecida pelas conquistas de novas colônias, principalmente Ásia e África.
12. (ENEM) Do ponto de vista geopolítico, a Guerra Fria dividiu a Europa em dois blocos. Essa divisão propiciou a formação de alianças antagônicas de caráter militar (...), que aglutinava os países do bloco ocidental, e o (...) que concentrava os do bloco oriental. É importante destacar que, na formação militar, estão presentes, além dos países do oeste europeu, os EUA e o Canadá. Essa divisão histórica atingiu igualmente os âmbitos político e econômico que se refletia pela opção entre os modelos capitalista e socialista. Essa divisão europeia ficou conhecida como...
13. País onde os soviéticos implantaram mísseis.
14. Expressão dada à disputa tecnológica e exploratória entre americanos e soviéticos, com início em 4 de outubro de 1957, quando os soviéticos lançaram o primeiro satélite artificial do planeta.
15. Principal organização de Serviços Secretos da União Soviética.
16. Cidade conhecida como o maior símbolo da divisão do mundo entre bloco ocidental e oriental. O primeiro, liderado pelos Estados Unidos, e o segundo, encabeçado pela antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
17. Agência secreta que apoiou o golpe militar no Brasil.
18. Sistema de defesa coletiva multinacional formado pelas forças militares dos dois lados do Atlântico Norte, dos Estados Unidos, do Canadá e de diversos países da Europa.
19. Sistema econômico dos Estados Unidos.
20. Pregava a resistência à dominação e a luta contra os britânicos por meio da Desobediência Civil e Resistência Pacífica. Quem foi esse líder?


Postado por: Camila Nunes e Laiane Santana
                                                                                                                                                


Nenhum comentário:

Postar um comentário