segunda-feira, 22 de abril de 2019


Aula de Campo: Como proposta de didática     

Durante os dias 18, 20 e 25 de março de 2019, foi realizado pelas turmas de 6° ano (C, D e E) do Colégio Estadual Tereza Borges de Cerqueira, uma aula de campo ao Parque das Árvores.
            Objetivo da atividade de campo, foi apresentar aos alunos a diferença entre elementos naturais e culturais encontrados nas diversas paisagens.
         Para a execução da atividade contou-se com a participação de um morador da praça, com o propósito de descrever como era o local antes do processo de urbanização. Além de que, a praça apresenta um contrates entre elementos naturais e culturais que facilita o processo de ensino aprendizagem.
            Segue abaixo algumas fotografias da aula de campo das turmas.







Fique ligado 







 Praça Jairo Pontes ou Parque das Árvores


Localizada no centro da cidade Caetité/BA, a Praça Jairo Pontes mais conhecida como Parque das Árvores (PA). Foi inaugurada em 04 de junho de 1994.
Segundo o relato de alguns moradores antigos, antes de se torna uma praça o local era bastante diferente do que se conhece hoje. Possuía um rio, o qual as águas eram utilizadas pelos moradores para o consumo, como também para atividades de lazer.
Na década de 70, o local era bastante desvalorizado possuindo apenas três casas na parte mais alta, pastos para a criação de animais, uma caixa d’agua que era utilizada para o abastecimento da população que ali morava, e ao centro um pequeno vale no qual corria o rio.  
Atualmente no local onde se encontra a quadra segundo os moradores, era um buraco no qual as pessoas jogavam lixo. As gramas na lateral do rio serviam como uma espécie de varal para as mulheres que ali lavavam roupas.
Com o crescimento da cidade, e o processo de urbanização, o rio passou a ser um local de descarte de lixo e esgoto doméstico. A partir disso, o local sofreu grandes transformações que levaram a construção da praça, valendo ressaltar que a mesma foi construída sobre o rio.
Diferente do que se tinha antes, hoje o Parque das Árvores passou a ser um local bastante valorizado, com diversos estabelecimentos comerciais, e áreas de lazer. Embora com todas as transformações sofridas ainda existem marcas do passado, algumas árvores forma mantidas, o que devido a isso a praça ficou conhecida como parque das árvores.

Por: AGUIAR, L. M. SILVA, S. S; TEIXEIRA, V. A.



Proposta didática


Se você é professor e precisa de uma ajudinha, temos aqui uma ótima sugestão para você!


Tema: Paisagem natural e cultural
Turma: 6º ano
Tempo: 50 min.

Objetivo:
Analisar as mudanças ocorridas no Parque das Árvores.

Metodologia
1º momento: Reunir a turma para uma aula de campo no Parque das Árvores.
2º momento: Com o apoio de um morador antigo será feita uma discussão sobre como era e como ficou o lugar, abrindo para um espaço de perguntas e discussões.
3º momento: Ao retornar a escola os alunos realizaram uma atividade (anexo 1) a ser respondida com base nas anotações feitas durante a aula de campo.


Anexo 1:

Diário de Campo

Local visitado:
Data da visita:
Início da aula:                 Termino da aula:

Baseado nas observações em campo responda as questões abaixo sobre o local visitado:

1. A Paisagem Geográfica é definida pela Geografia como o domínio do visível sendo formada por elementos naturais e culturais, descreva quais são os elementos naturais e culturais vistos no espaço observado.

2. O Lugar Geográfico é o “palco da nossa existência real”; é o espaço em que vivemos e com o qual possuímos identidade e vínculo. É um local em que estabelecemos relações, compartilhando-o com outros indivíduos. Em sua opinião a praça representa um Lugar Geográfico e por quê?

3. O espaço natural se torna um espaço geográfico no momento em que a ação humana a modifica, um exemplo claro disso é a cidade. Em que partes podemos observar um contraste existente na praça?

4. É possível identificar elementos ou marcas do passado que permanece na paisagem atual, quais são eles? Que motivos levam as pessoas a transformarem um espaço natural?

5. Segundo o relato do morador, como era o espaço visitado? Descreva.

6. Levando em consideração como era e como ficou o espaço visitado, quais as mudanças mais chamou sua atenção?

7. Quais eram as principais funções do espaço visitado?

8. Segundo o observado o que levou a transformação dessa paisagem? Essa transformação pode ser considerada em larga ou baixa escala?

9.  Por meio do discutido em sala de aula e das observações feitas durante a aula de campo. O que você faria para melhorar o espaço visitado?



Por: Residentes do CTBC, 2019.

2 comentários: