segunda-feira, 22 de abril de 2019


Aula de Campo: Como proposta de didática     

Durante os dias 18, 20 e 25 de março de 2019, foi realizado pelas turmas de 6° ano (C, D e E) do Colégio Estadual Tereza Borges de Cerqueira, uma aula de campo ao Parque das Árvores.
            Objetivo da atividade de campo, foi apresentar aos alunos a diferença entre elementos naturais e culturais encontrados nas diversas paisagens.
         Para a execução da atividade contou-se com a participação de um morador da praça, com o propósito de descrever como era o local antes do processo de urbanização. Além de que, a praça apresenta um contrates entre elementos naturais e culturais que facilita o processo de ensino aprendizagem.
            Segue abaixo algumas fotografias da aula de campo das turmas.







Fique ligado 







 Praça Jairo Pontes ou Parque das Árvores


Localizada no centro da cidade Caetité/BA, a Praça Jairo Pontes mais conhecida como Parque das Árvores (PA). Foi inaugurada em 04 de junho de 1994.
Segundo o relato de alguns moradores antigos, antes de se torna uma praça o local era bastante diferente do que se conhece hoje. Possuía um rio, o qual as águas eram utilizadas pelos moradores para o consumo, como também para atividades de lazer.
Na década de 70, o local era bastante desvalorizado possuindo apenas três casas na parte mais alta, pastos para a criação de animais, uma caixa d’agua que era utilizada para o abastecimento da população que ali morava, e ao centro um pequeno vale no qual corria o rio.  
Atualmente no local onde se encontra a quadra segundo os moradores, era um buraco no qual as pessoas jogavam lixo. As gramas na lateral do rio serviam como uma espécie de varal para as mulheres que ali lavavam roupas.
Com o crescimento da cidade, e o processo de urbanização, o rio passou a ser um local de descarte de lixo e esgoto doméstico. A partir disso, o local sofreu grandes transformações que levaram a construção da praça, valendo ressaltar que a mesma foi construída sobre o rio.
Diferente do que se tinha antes, hoje o Parque das Árvores passou a ser um local bastante valorizado, com diversos estabelecimentos comerciais, e áreas de lazer. Embora com todas as transformações sofridas ainda existem marcas do passado, algumas árvores forma mantidas, o que devido a isso a praça ficou conhecida como parque das árvores.

Por: AGUIAR, L. M. SILVA, S. S; TEIXEIRA, V. A.



Proposta didática


Se você é professor e precisa de uma ajudinha, temos aqui uma ótima sugestão para você!


Tema: Paisagem natural e cultural
Turma: 6º ano
Tempo: 50 min.

Objetivo:
Analisar as mudanças ocorridas no Parque das Árvores.

Metodologia
1º momento: Reunir a turma para uma aula de campo no Parque das Árvores.
2º momento: Com o apoio de um morador antigo será feita uma discussão sobre como era e como ficou o lugar, abrindo para um espaço de perguntas e discussões.
3º momento: Ao retornar a escola os alunos realizaram uma atividade (anexo 1) a ser respondida com base nas anotações feitas durante a aula de campo.


Anexo 1:

Diário de Campo

Local visitado:
Data da visita:
Início da aula:                 Termino da aula:

Baseado nas observações em campo responda as questões abaixo sobre o local visitado:

1. A Paisagem Geográfica é definida pela Geografia como o domínio do visível sendo formada por elementos naturais e culturais, descreva quais são os elementos naturais e culturais vistos no espaço observado.

2. O Lugar Geográfico é o “palco da nossa existência real”; é o espaço em que vivemos e com o qual possuímos identidade e vínculo. É um local em que estabelecemos relações, compartilhando-o com outros indivíduos. Em sua opinião a praça representa um Lugar Geográfico e por quê?

3. O espaço natural se torna um espaço geográfico no momento em que a ação humana a modifica, um exemplo claro disso é a cidade. Em que partes podemos observar um contraste existente na praça?

4. É possível identificar elementos ou marcas do passado que permanece na paisagem atual, quais são eles? Que motivos levam as pessoas a transformarem um espaço natural?

5. Segundo o relato do morador, como era o espaço visitado? Descreva.

6. Levando em consideração como era e como ficou o espaço visitado, quais as mudanças mais chamou sua atenção?

7. Quais eram as principais funções do espaço visitado?

8. Segundo o observado o que levou a transformação dessa paisagem? Essa transformação pode ser considerada em larga ou baixa escala?

9.  Por meio do discutido em sala de aula e das observações feitas durante a aula de campo. O que você faria para melhorar o espaço visitado?



Por: Residentes do CTBC, 2019.

sábado, 20 de abril de 2019

PRODUÇÃO DE CARTAZES DE CONSCIENTIZAÇÃO! CONSUMISMO NÃO!


No dia 11 de Abril de 2019, foi realizado na turma do 9º Ano "B", do Instituto de Educação Anísio Teixeira, um trabalho de produção de Cartazes, com o tema Consumo e Consumismo! 

Como maneira de interagir aluno, professor e conteúdo, os residentes se viram com a necessidade de fazer um trabalho diferentes e coletivo! Surgiu assim a ideia de colocar esses aluno para produzir seu trabalho. 
O Objetivo do trabalho foi de Trabalhar o tema do Consumismo de maneira criativa, produzindo assim cartazes que buscasse a conscientização da população sobre o tema, trazendo seus principais pontos importantes! 

Para isso os alunos se dividiram em grupos, e de maneira direta, colocaram a mão na massa! Trouxeram Cartazes, figuras, desenhos, fotos, canetinhas, fragmentos de textos, etc. Tudo isso foi realizado em sala de aula e apresentado a todos da turma na semana seguinte. 

Por: Gabriel Lourenço dos Santos



quarta-feira, 10 de abril de 2019

Trabalhando com Vídeo: Exibição do vídeo Sociedade e Consumo

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
RESIDENTE: GABRIEL LOURENÇO DOS SANTOS
ESCOLA PARCEIRA: INSTITUTO DE EDUCAÇÃO ANÍSIO TEIXEIRA


TRABALHANDO COM VÍDEO: EXIBIÇÃO DO VÍDEO SOCIEDADE E CONSUMO



Chegou o mês de abril, e a nova linguagem para trabalhar em sala de aula é o vídeo! Isso mesmo, é através da linguagem áudio-visual que os alunos irão se aproximar do conteúdo trabalhado em sala, e de uma forma mais didática poder compreender o assunto, e fazer com que isso traga sentido em suas vidas.


No dia 10/04/2019 (Quarta-Feira) foi aplicado o vídeo "Sociedade e Consumo" (Acessar vídeo no link) na turma do 9º Ano 'B', na Instituição de Educação Anísio Teixeira. O objetivo desta ação foi de aliar as novas tecnologias, no caso o vídeo, com o ensino de Geografia. No decorrer da execução, os alunos permaneceram super atentos ao conteúdo do vídeo, em que remetia a um conteúdo trabalhado em sala de aula. 

Ao finalizar, foi realizado um momento de discussão dos mesmo, em que os alunos puderam expor suas opiniões sobre o que acharam da apresentação midiática, colocando os pontos principais apresentados nele. 

Foi um Sucesso!   


Exibição de vídeos produzidos pelos alunos do IEAT. É a tecnologia na sala de aula inovando e fazendo a diferença!




No dia 10 de abril de 2019, ocorreu a exibição dos vídeos elaborados pelos alunos do 9°ano do Instituto de Educação Anísio Teixeira (IEAT).
Aliando a tecnologia ao ensino e provocando uma aprendizagem significativa aos alunos, os residentes da RP buscaram uma atividade diferente para os alunos. Eles tiveram o desafio de produzir um vídeo relacionando o poder da mídia na divulgação de propagandas. Para isso escolheram e tiraram fotos de revistas, TV, jornais, panfletos e da internet, que utilizam da propaganda para influenciar no consumismo.
E o resultado foi o que buscamos ao ver o entusiasmo e a curiosidade na exibição dos vídeos.

Postado por: Ailane Lopes e Leidirene Soares.

quarta-feira, 3 de abril de 2019

Trabalhando o Planeta Terra no 6º C do Manoel Lopes


Painel Ilustrativo criado pelos alunos 6° ano C do Grupo Escolar  Manoel Lopes Teixeira 








Residentes: Elaine Moreira de Oliveira e Claudineia Alves Teixeira









segunda-feira, 1 de abril de 2019

Reuniões de Planejamento no IEAT




Cruzadinha: Mundo na Guerra Fria


No dia 29 de março de 2019, foi aplicado a cruzadinha no 2° ano no ensino médio, como forma de exercício para o aluno contextualizar o conteúdo trabalhado em sala de aula e se preparar para as próximas avaliações da unidade.


Mundo na Guerra Fria





Objetivo do Blogger

Bem-vindos ao nosso Blogger!


Este blog tem como objetivo publicarmos informações/acontecimentos, ações e trabalhos de nós residentes do Programa Residência Pedagógica nas escolas parceiras: Colégo Estadual Tereza Borges de Cerqueira (CTBC), Grupo Escolar Manoel Lopes Teixeira e Intituto de Educação Anísio Teixeira (IEAT).

Oficina Sobre Bullying


Oficina desenvolvida com turma do 6º ano 



Utilização da Música Parabolicamará (Gilberto Gil)

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO ANÍSIO TEIXEIRA
RESIDENTE: GABRIEL LOURENÇO DOS SANTOS
PRECEPTORA: ZÉLIA VILMA
AULA REALIZADA DIA 21/03/2019

Utilização da Música Parabolicamará como revisão de conteúdos


--> No dia 21 de Março de 2019, foi realizado na turma do 9º Ano do ensino Fundamental, como forma de revisão dos conteúdos até então trabalhados, a música Parabolicamará do cantor e compositor Gilberto Gil. A música serviu como forma de fixação do conteúdo, fazendo assim uma total relação com  tudo que já se vinham sendo discutido.  A turma a todo momento permaneceu atenta a letra da musica, para depois serem questionado como forma de participação da aula. 

--> Não podemos deixar de aliar a tecnologia com a educação,como forma de facilitador da aprendizagem, e este é um dos temas do projeto, "Geografia e Tecnologia". Assim,os alunos se interessam mais nas aulas, saindo do conhecido modismo tradicional encontrado a muito tempos nas escolas.




Por: Gabriel Lourenço dos Santos
Residente do I.E.A.T.

Música logo abaixo!     

Parabolicamará

Gilberto Gil
Antes mundo era pequeno
Porque Terra era grande
Hoje mundo é muito grande
Porque Terra é pequena
Do tamanho da antena parabolicamará
Ê, volta do mundo, camará
Ê-ê, mundo dá volta, camará
Antes longe era distante
Perto, só quando dava
Quando muito, ali defronte
E o horizonte acabava
Hoje lá trás dos montes, den de casa, camará
Ê, volta do mundo, camará
Ê-ê, mundo dá volta, camará
De jangada leva uma eternidade
De saveiro leva uma encarnação
Pela onda luminosa
Leva o tempo de um raio
Tempo que levava Rosa
Pra aprumar o balaio
Quando sentia que o balaio ia escorregar
Ê, volta do mundo, camará
Ê-ê, mundo dá volta, camará
Esse tempo nunca passa
Não é de ontem nem de hoje
Mora no som da cabaça
Nem tá preso nem foge
No instante que tange o berimbau, meu camará
Ê, volta do mundo, camará
Ê-ê, mundo dá volta, camará
De jangada leva uma eternidade
De saveiro leva uma encarnação
De avião, o tempo de uma saudade
Esse tempo não tem rédea
Vem nas asas do vento
O momento da tragédia
Chico, Ferreira e Bento
Só souberam na hora do destino apresentar
Ê, volta do mundo, camará
Ê-ê, mundo dá volta, camará